A Madeira é reconhecida internacionalmente pelos especialistas, como um dos melhores locais do mundo para a observação do céu noturno.

O Vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, inauguraram, esta tarde, o Site de Observação Ótica do Pico do Areeiro, que integra a rede SST - Space Surveillance and Tracking.

O programa europeu de Vigilância e Rastreio Espacial é um projeto que visa detetar, catalogar, prever e mapear a trajetória dos milhares de objetos que circulam na órbita do planeta, sejam satélites ativos ou o chamado lixo espacial, e cujo risco de colisão representa uma das principais ameaças aos sistemas de satélite de que dependem múltiplos serviços (como por exemplo, a meteorologia, as telecomunicações e os transportes).

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, inauguram esta quarta-feira, 9 de Junho pelas 15 horas, o site de Observação Ótica do Pico do Areeiro, que integra a rede SST - Space Surveillance and Tracking.

O programa europeu de Vigilância e Rastreio Espacial (SST, sigla em inglês) é um projecto que visa detectar, catalogar, prever e mapear a trajetória dos milhares de objetos que circulam na órbita do planeta, sejam satélites ativos ou o chamado lixo espacial, e cujo risco de colisão representa uma das principais ameaças aos sistemas de satélite de que dependem múltiplos serviços (como por exemplo, a meteorologia, as telecomunicações e os transportes).

Além do interesse do ponto de vista civil, militar ou comercial, o projeto SST tem também associados interesses científicos importantes, na investigação, formação e educação, nomeadamente nos diversos campos do saber relacionados com o Espaço e as suas aplicações aos domínios terrestre e marítimo.

O Ministério da Defesa Nacional vai investir 1,5 milhões de euros na instalação do Observatório Ótico do Pico do Areeiro, ilha da Madeira, no âmbito do projeto europeu de monitorização do lixo espacial, anunciou hoje o ministro João Gomes Cravinho.

"O lixo espacial representa um perigo potencial para as nossas populações e, portanto, precisa de ser monitorado, os objetos que circulam no espaço precisam de ser caracterizados e identificados e a sua trajetória precisa de ser controlada", disse o governante, no Funchal.

João Gomes Cravinho assinou um acordo de cooperação com o Governo da Madeira, no âmbito do Projeto Space Survaillance and Tracking (Projeto SST), um consórcio europeu que tem por objetivo monitorizar o lixo espacial mediante observação contínua de pontos estratégicos e tratamento permanente dos dados de observação.

Através do projeto SST – Space Surveillance and Tracking, que prevê a instalação de dois telescópios no Pico do Areeiro, a Madeira fazer uso de recursos humanos e técnicos da Universidade da Madeira, criar postos de trabalho especializados, e ainda ser uma mais valia no chamado turismo científico.

O Governo da Madeira e o da República vão assinar esta quarta-feira um protocolo referente ao projecto SST – Space Surveillance and Tracking que tem como objetivo monitorizar o lixo espacial. O Pico do Areeiro vai receber numa primeira fase dois telescópios, que ficarão localizados em duas áreas distintas.

Pág. 1 de 2

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.